Você já deve ter ouvido falar de alguém que foi ao dentista fazer uma “resina”, não é verdade? Mas afinal o que é isso? Antes de falar da resina é interessante falar um pouco da história desse material e o que existia antes dele.
Quem é mais novo talvez nunca ouviu falar do “Amálgama Dentário”. Pois é, mas para quem não sabe o termo “amálgama” se refere a qualquer liga metálica formada, a partir da mistura de um metal com o mercúrio. A vantagem disso é a possibilidade de obter uma liga metálica DIRETAMENTE na boca do paciente, diferente dos métodos tradicionais obtidos em altas temperaturas.
Por muitos anos o amálgama foi utilizado como material de escolha para restaurar dentes cariados ou fraturados, tendo a limitação de ser indicado para restaurações de menor tamanho.
Entretanto, o GRANDE problema desse material é sua INCAPACIDADE de ADERIR, (grudar no dente), sendo necessário DESGASTAR um pouco mais o dente mesmo após remover a cárie para criar sulcos de RETENÇÃO mecânica do material.
Com o avanço da tecnologia e da ciência odontológica, um novo material foi desenvolvido com a capacidade de ADERIR quimicamente ao dente. Fantástico, não? Assim, não há necessidade de desgastar a estrutura sadia após a remoção da cárie, sendo assim muito mais conservador. E, além disso, outra GRANDE vantagem deste material é sua cor: as resinas possuem cor idêntica ao dente, podendo passar despercebidas quando esculpidas por dentistas habilidosos.
Mas afinal, o que é resina?
O que é Resina?
A resina composta é um biomaterial composto por duas partes distintas: uma porção "plástica" (polímero) e uma porção vítrea ou cerâmica. A mistura entre estes componentes foi capaz de produzir uma material flexível, porém, ao mesmo tempo, resistente, capaz de se aderir QUIMICAMENTE ao dente, reduzindo assim o desgaste de estrutura sadia, além de possuir a MESMA cor do dente, sendo assim super estéticas.
O que é a Restauração de Resina Composta?
Uma restauração de resina composta vai desde a “reescultura” de um dente cariado ou fraturado, devolvendo seu formato natural e sua função mastigatória, até a escultura de facetas / lentes de contato em resina para devolver a estética nos dentes da frente, redefinindo o formato e a cor com dominância para o sorriso.
Como funciona este procedimento?
É mais simples do que parece. Inicialmente, ocorre a limpeza do local afetado para garantir que o material não seja aplicado em cima de impurezas ou qualquer resíduo de procedimentos anteriores.
Em seguida, o dente é submetido ao chamado “Isolamento Absoluto”, no qual o dique de borracha é utilizado para isolar o dente de contaminação de saliva e sangue, um ponto MUITO importante para a LONGEVIDADE deste tipo de restauração.
Posteriormente, realiza-se a aplicação do sistema adesivo ao dente e depois a resina composta é utilizada e esculpida artisticamente para restabelecer o formato e a estética do dente.
Depois, o dique de borracha é removido e realizam-se alguns ajustes nas margens da restauração verifica-se se a passagem do fio dental está adequada, se a mordida está em equilíbrio e realiza-se um polimento da restauração.
Quando esta restauração dental é indicada?
Este material é indicado para casos de reconstrução de pequenas lesões de cárie ou fraturas dentárias sem envolvimento do que chamamos de “cúspide” (aqueles “morrinhos” que cada dente possui). Além disso, podemos utilizar as resinas para realizar facetas/lentes de contato que podem promover melhorias estéticas de dentes desgastados ou com má formação, ou da mesma forma, costuma ser usado para fechamentos de espaços entre dentes e até mesmo correção da cor.
Existe alguma contraindicação?
Não existe nenhuma contraindicação absoluta. Em teoria a resina pode ser usada para toda e qualquer situação restauradora. Entretanto, quando a perda de estrutura dentária requer uma reconstrução muito ampla podemos lançar mão de um material mais resistente (cerâmica / “porcelana”).
Quais os benefícios deste procedimento dentário?
A restauração de resina composta possibilita a restauração do dente em um só dia, sem necessidade de uma segunda consulta, como a restauração de cerâmica / “porcelana”. Em casos de facetas / lentes de contato de resina, as mesmas requerem pouco ou, como na maioria das vezes, nenhum desgaste da estrutura dentária para ser realizada, diferente das facetas / lentes de contato de cerâmica / “porcelana” que sempre necessitam de um desgaste, por menor que ele seja. Por possuir capacidade de se aderir ao dente, não há necessidade de desgaste de estrutura sadia, como para restauração metálica de amálgama, além da resina ser muito mais estética que uma restauração de metal.
A partir de qual idade é possível realizar esta intervenção?
As resinas são utilizadas em qualquer idade, desde o dente decíduo (de leite) até os dentes permanentes. Atualmente, este é o material definitivo DIRETO, ou seja, feito e esculpido diretamente na boca do paciente, padrão ouro da Odontologia.
Quais são os cuidados necessários após a restauração dental?
Após a realização da restauração de resina composta, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que o procedimento não perca a sua eficácia. Alguns deles são:
-
Aguardar 24 h para consumir alimentos com corantes: a resina composta finaliza sua polimerização após este período e, portanto, antes disso está mais sujeita a se pigmentar;
-
Manter os hábitos de higiene bucal regularmente (escovar os dentes após as refeições e passar sempre o fio dental);
-
Em especial restaurações de lesões de cárie desenvolvidas no encontro ENTRE dentes devem ter cuidado REDOBRADO com o fio dental: a chance de uma reinfecção em um dente com este tipo de restauração é maior do que com outros tipos;
-
Fazer acompanhamento regular, ao menos 1x ao ano, com seu dentista para prevenir re-infecções de cárie e para verificar e manter a qualidade da restauração: importante realizar radiografias interproximais dos dentes restaurados nesses acompanhamentos (elas nos auxiliam a averiguar se houve reinfecção com cárie)
É importante consultar o dentista a respeito de qualquer outro cuidado adicional após o procedimento, já que cada caso pode variar conforme as condições da saúde bucal de cada paciente.
Qual é a durabilidade?
Três fatores são essenciais e IGUALMENTE importantes para a durabilidade de toda e qualquer restauração: material, dentista e paciente.
1) Material / Equipamento: infelizmente, alguns materiais comerciais de adesivos, resinas odontológicas possuem qualidade muito ruim e, por isso, também são bem mais baratos. Alguns equipamentos também terão impacto no resultado final como a lupa, que permite uma visualização mais precisa do dente, e o aparelho fotoativador (aquela luz azul que polimeriza / "endurece" a resina) de qualidade irá resultar em uma resina mais resistente.
2) Dentista: o conhecimento tecnocientífico e a habilidade manual do dentista irão possibilitar o uso da qualidade dos materiais e equipamentos em sua totalidade, resultando em restaurações estéticas e funcionais de excelência.
3) Paciente: por fim, o cuidado copioso do paciente no dia a dia com a escovação e o fio dental, e a frequência nas consultas de manutenção irão proporcionar o cuidado adequado do tratamento realizado. Além disso, alguns maus hábitos (hábitos parafuncionais) irão reduzir a sobrevida da restauração: roer unhas, usar os dentes para cortar / rasgar objetos e o ranger ou apertar de dentes diurno e/ou noturno (bruxismo).
Assim, as restaurações de resina podem durar por muitos anos e até décadas desde que estes três fatores se alinhem.
Como ocorre a manutenção da restauração da resina composta?
Para que o profissional garanta a durabilidade do procedimento, é recomendada a manutenção ao menos 1x ao ano. Durante este processo o dentista avalia primeiramente a superfície onde foi realizada a restauração, logo em seguida analisando a cor e a lisura, onde ele detecta se há necessidade de polimento. Por fim, o profissional também costuma avaliar radiografias realizadas para o diagnóstico de possíveis lesões que podem ser causadas por eventuais cáries.
Onde posso realizar esta restauração dental?
Para um procedimento realizado perfeitamente é necessário um atendimento de um profissional qualificado, como o dos dentistas da Estética Vitae, onde você encontra odontologia estética de alto padrão.
A restauração de resina composta é uma das especialidades da clínica, que também conta com outros diversos procedimentos completamente voltados para a melhora da sua saúde bucal, bem-estar e retomada da autoestima, entregando uma versão mais bonita do seu sorriso.
A clínica conta com espaço moderno, atendimento humanizado, equipamentos de alta tecnologia, além do foco total na melhor experiência dos pacientes. Confira os serviços e os procedimentos da equipe especializada da Estética Vitae para saber mais!
Qual é o preço médio deste procedimento?
A restauração de resina composta inclui diversos fatores que podem interferir diretamente no preço final do procedimento: quantidade de faces do dente que estão envolvidas, necessidade de remover amálgama, resina composta ou cárie antes da restauração, envolvimento estético, dentre outros.
A qualidade dos materiais e tecnologias utilizadas também tem grande impacto no valor do tratamento, visto que infelizmente, alguns materiais odontológicos de baixa qualidade possuem um preço bastante inferior aos materiais de excelência. Entretanto, sem dúvida alguma o principal fator na formação do valor deste tratamento está na capacidade técnica do profissional que irá executá-lo, em sua formação técnico-científica e em sua busca constante em buscar evoluir. Profissionais altamente capacitados tendem a ter um valor superior em seus procedimentos.
Na Estética Vitae você encontra um procedimento profissional, de confiança e com um preço justo. Possuímos tudo o que é necessário para transformar o seu sorriso de forma segura, ética e eficaz. Saiba mais sobre os orçamentos desta e de outras intervenções odontológicas realizadas na clínica entrando em contato.
Agora que você já sabe tudo sobre a restauração de resina composta, fica mais fácil confiar na eficácia do procedimento e começar os preparativos para melhorar a sua saúde bucal o quanto antes.
O sorriso perfeito pode ser alcançado, com benefícios para a sua saúde, autoestima e confiança. Não deixe de conferir quanto antes o trabalho responsável e profissional da Estética Vitae para restaurar seus dentes e trazer de volta o seu sorriso. Só aqui você encontra o tratamento ideal com os profissionais mais qualificados e experientes do mercado, que estão prontos para te atender.
Acesse o nosso site para saber mais e agende o seu procedimento para realizar agora uma transformação total no seu sorriso!