Um belo sorriso é fundamental para uma boa autoestima, todo mundo quer se sentir bem ao sorrir, não é mesmo? Para isso, o cuidado com saúde bucal é fundamental. Aquilo que você já sabe, escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar o fio dental é crucial.
Porém, a prevenção para evitar a perda de dentes vai muito além dessas práticas essenciais, como se consultar com um odontologista pelo menos uma vez ao ano e evitar comer muito doce.
Ninguém quer perder os dentes, mas às vezes é inevitável. Para você saber tudo sobre esse problema, que afeta mais de 34 milhões de brasileiros, a Estética Vitae preparou esse artigo para te manter muito bem informado. Boa Leitura!
Principais causas da perda de dentes
Como mencionamos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34 milhões de brasileiros adultos perderam 13 ou mais dentes.
O mesmo estudo mostrou que 39 milhões de pessoas usam prótese e quase 14 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente. Claro que essas situações mais extremas estão muito relacionadas a renda das pessoas, 52% são da classe C, mas se você pensa que são pessoas de mais idade, você está enganado.
Uma em cada cinco pessoas que fazem parte desse público tem entre 25 e 44 anos. E mesmo que a maioria seja idosos, a população do Brasil vem envelhecendo e esse é um problema sério de saúde pública.
O problema é tão sério, que em maio de 2023, o Governo Federal lançou o Projeto Brasil Sorridente, que institui Política Nacional de Saúde Bucal no SUS.
Confira as principais causas da perda de dentes no Brasil:
Falta de Higienização
Não escovar os dentes ou ainda não escovar os dentes da maneira correta causa a perda de dentes por conta do acúmulo de resíduos alimentares, que favorecem o aparecimento de cáries e de outras doenças bucais.
O uso do fio dental é extremamente importante para retirar toda comida que a escova não consegue. Você também pode usar enxaguante bucal para eliminar as bactérias que não saem com a escovação dos dentes.
Periodontite
A periodontite é a evolução da gengivite, uma infecção causada por bactérias nos tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes. Uma vez detectada, é irreversível e pode levar à perda permanente dos dentes.
Por isso, quando você tiver com uma gengivite, procure tratamento o mais rápido possível para não evoluir para uma periodontite. Essa doença causa um acúmulo de placas, que pode causar danos permanentes aos tecidos que formam a gengiva e os ossos que suportam os dentes.
A medida que a doença avança, a gengiva acaba se afastando dos dentes, formandos bolsões, em que infecções podem acontecer e com o tempo, o osso começa a deteriorar, levando a perda do dente.
Excesso de açúcar
Que o açúcar em excesso faz mal para o nosso corpo e para os dentes, você provavelmente já sabe, mas sabe como? É assim: os alimentos ricos em açúcar alimentam as bactérias que estão presentes na boca, estimulando a produção de ácidos.
Esses ácidos dissolvem o esmalte dentário e associado com uma falta de higienização bucal correta, pode desenvolver algumas doenças, como cáries, tártaro e a periodontite.
Por isso, a ingestão de açúcar não pode ser em excesso. Para isso, evite alimentos ultraprocessados, experimente usar adoçantes ao invés de açúcar no café e sucos.
Substâncias químicas
Algumas drogas, como a cocaína e o cigarro pode desencadear a liberação de ácidos no corpo, o que afeta a saúde geral e também da boca, causando assim a perda de dentes.
Alguns medicamentos, principalmente usados para o controle da pressão arterial, também podem levar a queda dentária.
Falta de consultas odontológicas regulares
Algumas pessoas têm medo e até fobia de se consultar com o dentista e por isso não procuram o tratamento dentário mesmo que estejam sentindo dores. Porém, as consultas regulares devem ser realizadas mesmo se não tiver sentindo dores.
Por exemplo, uma cárie no início não causa dor e uma consulta regular a cada seis meses com o dentista pode evitar a perda de dentes por esse motivo. A falta de consultas pode agravar problemas simples como a gengivite.
Doenças e acidentes
Existem certos tratamentos para algumas doenças, como a quimioterapia, radioterapia e medicamentos imunossupressores que enfraquecem o sistema imunológico e aumentam o risco de infecções dentárias, necessitando a extração.
A perca de dentes também podem estar relacionado a lesões e acidentes, como, por exemplo, praticando algum esporte.
Leia também: Ausência de dentes: quais são os principais riscos à saúde?
Ganhe de volta a sua autoestima com um belo sorriso!
Perdi o dente e agora?
Você sabe que o sorriso é o cartão de visitas do corpo, é o primeiro lugar que chama a atenção em uma conversa e por isso esse cuidado é ensinado desde a infância.
Você consegue se lembrar de quando escovava os dentes com uma pasta saborizada e colorida ou quando ensinou seu filho a fazer isso?
Por mais que seja uma prática muito infundida na cultura do brasileiro, vimos que ainda é um problema sério. Se você perdeu algum dente pelas causas que citamos anteriormente, não se preocupa, há soluções ao seu alcance que você pode realizar, confira:
Prótese Dentária
A prótese dentária é um método usado para suprir a ausência de um ou mais dentes. Elas podem ser removíveis ou fixas. A escolha da prótese vai depender da avaliação do profissional e do tratamento indicado para cada caso.
A prótese dental pode ser confeccionada a partir de alguns materiais, como resina e porcelana. Apesar de demandar tempo entre a aplicação e a adaptação, a adaptação é muito semelhante aos dentes naturais.
Além de promover a saúde bucal, também auxilia na restauração das funções orais, aprimorando a capacidade de mastigação, a clareza na pronúncia e até mesmo a respiração.
Implante Dentário
Já o implante, é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente natural. Assim, o implante dental é colocado no osso do maxilar superior ou inferior e, com o tempo, fará a osseointegração.
A osseointegração é um processo natural que implica na união estável e funcional entre o osso e a superfície de titânio. Assim, feita a osseointegração, o implante tem estabilidade para funcionar da mesma forma que o dente natural.
O corpo não rejeita o implante, porque o titânio é um material biocompatível com o corpo humano, ou seja, que funciona junto ao tecido ósseo, de modo que o corpo não o recebe como um invasor.
Tenha o prazer de voltar a sorrir
Caso, você tenha perdido algum dente, a Estética Vitae é o lugar ideal para você recuperar o prazer de voltar a sorrir. Somos uma clínica de odontologia estética de alto padrão que conta com especialistas referências no que fazem.
Oferecemos uma estrutura moderna e acolhedora para você se sentir confortável durante o procedimento. Contamos com equipamentos de alta tecnologia para levar você ao resultado dos sonhos.
Entre em contato agora mesmo e volte a sorrir com a Estética Vitae