Paciente mulher sorrindo após passar pelo procedimento de má oclusão dentária

Má Oclusão Dentária: quais são os tipos e tratamentos

A má oclusão dentária é uma das condições que afetam a saúde bucal mais comum entre os brasileiros. É estimado que ela fique em terceiro lugar entre as causas mais recorrentes que levam à procura por consultórios odontológicos. 

Apesar de ser mais comum em crianças, é possível encontrar adolescentes e adultos em busca de soluções práticas e eficientes para esse problema. 

Embora nem sempre se trate um problema muito complexo, o tratamento para má oclusão é fundamental, já que ele pode afetar todas as áreas do mecanismo de mastigação: dentes, gengivas, articulação, o crânio e até o sistema neuromuscular. 

Dessa forma, é possível destacar que a oclusão funcional, que nada mais é do que a má oclusão dentária resolvida, proporciona benefícios estéticos, enquanto auxilia na hora de evitar problemas de saúde mais graves que afetam outras áreas do corpo.

Neste artigo, a Estética Vitae vai explicar tudo sobre a Má Oclusão Dentária, o que é, seus tipos e tratamentos, e muito mais! Dessa forma, você ainda fica por dentro de como podemos te ajudar na renovação da sua mordida e restauração da estética facial.

Vamos lá? Continue a leitura! 

 

O que é má oclusão dentária? 

A má oclusão dentária também pode ser conhecida como mordida desalinhada ou uma má posição dental. Ela consiste em uma condição onde os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente quando a boca está fechada. 

Sendo assim, podemos dizer que a má oclusão dentária é caracterizada pelo desalinhamento na relação entre as arcadas dentárias, afetando profundamente como os dentes se movem durante a mastigação. 

Além da mordida, a má oclusão dentária também afeta a estética facial, o que pode impactar principalmente na qualidade de vida de um indivíduo. Esse transtorno também é responsável pelo comprometimento na fala, dificuldades na higiene bucal, dores de cabeça e dores na articulação temporomandibular. 

Sem contar nos problemas estéticos que impactam a confiança e autoestima. 

 

Tipos de má oclusão 

Má Oclusão Classe I

Essa é considerada uma oclusão normal, onde os dentes superiores se encaixam ligeiramente à frente dos dentes inferiores; no entanto, ela pode ser responsável por problemas menos graves como desalinhamento, dentes apinhados, diastemas e até rotações dentárias.

 

Má Oclusão Classe II

Esse tipo de má oclusão dentária é caracterizada pela sobreposição excessiva dos dentes superiores, resultando em uma sobremordida aumentada. Geralmente, ela ocorre devido ao crescimento da mandíbula, o posicionamento incorreto dos dentes ou a combinação desses dois fatores. Ela pode ser dividida em duas subclasses:

 

Classe II Divisão 1

Em que os dentes superiores são projetados para a frente de modo acentuado, formando uma protrusão dentária significativa. Além de afetar a estética facial, esse tipo de má oclusão também impacta a função mastigatória.

 

Classe II Divisão 2

Esse tipo de má oclusão é caracterizado pela inclinação dos dentes superiores para trás, especialmente os dentes laterais. Ela ocorre pela falta de desenvolvimento vertical da mandíbula, resultando em um perfil facial com retrognatismo, ou seja: com o queixo “muito pequeno”. 

Classe III

Neste tipo de má oclusão dentária, os dentes inferiores são os que estão posicionados à frente dos superiores, resultando em uma mordida que se pode chamar de cruzada anterior. Geralmente ela é causada pelo crescimento excessivo da mandíbula, deficiência no crescimento da maxila ou a combinação dos dois.

Vale ressaltar que esse tipo de má oclusão pode acarretar no queixo proeminente. 

Mordida aberta

Esse tipo de má oclusão dentária ocorre quando há uma falta de sobreposição vertical dos dentes anteriores, geralmente causada pelo hábito de chupar muito o dedo ou o uso excessivo da chupeta. Mas também pode ser causada por respiração bucal crônica ou fatores genéticos. 

Mordida cruzada

Nesta má oclusão dentária, os dentes superiores não encaixam com os dentes inferiores; é mais comum na região anterior, quando um ou mais dentes superiores estão atrás dos dentes inferiores correspondentes, mas também pode acontecer na região posterior, quando a mandíbula está desviada para um dos lados. 

Sorria com confiança todos os dias!

Principais causas da má oclusão dentária

São diversos fatores que podem ocasionar o que conhecemos como a má oclusão dentária, como vícios e hábitos que temos desde pequenos e fatores genéticos que impactam na formação dentária. 

Veja as principais causas da má oclusão dentária a seguir!

Fatores genéticos

Apesar de não ser uma regra, existem doenças e disfunções na formação genética de um dos pais que podem ser apresentadas nos filhos, de forma que se o pai sofrer com um problema dentário hereditário, pode ser que o filho tenha a predisposição para sofrer com a mesma disfunção.

Chupetas e mamadeiras

Como citamos acima, existem hábitos e manias que causam a má oclusão dentária que nos são apresentados desde a primeira infância, como o uso excessivo da chupeta, por exemplo, que prejudica o desenvolvimento e crescimento dos dentes de leite. 

A chupeta também pode ser vista como uma das causas da mordida aberta anterior, uma vez que os dentes precisam se adaptar a essa nova “parte” da boca. As mamadeiras, por sua vez, por possuírem o bico no mesmo formato e composição de uma chupeta, podem resultar  nas mesmas disfunções. 

Mas não precisa impedir que seu bebê utilize chupetas ou mamadeiras, basta ter atenção quanto a melhor hora para fazer o “desmame”, uma vez que esses utensílios desempenham um papel fundamental na rotina dos pequenos. 

Respiração bucal

A respiração bucal é uma condição caracterizada por problemas respiratórios no nariz, como o desvio de septo, hipertrofia de cornetos ou hábitos respiratórios incorretos, que ocasionam a maior parte da respiração pela boca. 

Ela faz com que a boca fique aberta por mais tempo do que o normal, sem contar que deixa a língua mal posicionada, acarretando em um desalinhamento dos dentes e, consequentemente, prejuízos quanto a formação da arcada dentária. 

Essa condição ainda pode aumentar a proliferação de bactérias, conhecidas por serem os principais agentes da gengivite. Sem contar que também causam manchas nos dentes e podem atrapalhar sua rotina e qualidade do sono.

 

Como a má oclusão afeta sua vida 

A má oclusão dentária pode impactar e afetar significativamente a vida de um indivíduo de diversas maneiras, começando pela mastigação e digestão até o sono e a estética. Isso porque o desalinhamento visível dos dentes pode levar uma pessoa a se sentir desconfortável com o seu sorriso até o rosto de modo geral.

Além disso, a depender da natureza da má oclusão, a função mastigatória também pode ser comprometida, já que dentes mal posicionados e uma mordida desalinhada dificultam a mastigação eficiente dos alimentos; gerando, inclusive, problemas na digestão.  

A fala e a dicção também podem ser afetadas por essa condição, uma vez que dentes posicionados incorretamente interferem na articulação correta dos sons, dificultando a pronúncia e provocando dificuldades na comunicação oral. 

Outro problema muito comum da má oclusão dentária é o desgaste dos dentes. O mau alinhamento dos dentes pode fazer com que eles estejam sempre se chocando ou se desgastando desnecessariamente durante a mastigação. 

Esse tipo de problema pode, ainda, acarretar em problemas mais sérios como a erosão do esmalte, sensibilidade dentária e até mesmo a perda dentária prematura. 

Sem contar as dores que podem estar associadas à má oclusão dentária como tensão muscular, desconforto na região da mandíbula, entre outros. E os problemas de saúde bucal, é claro, uma vez que a má oclusão provoca dificuldades em manter a higiene oral adequada. 

Consequências da má oclusão dentária

Ainda é muito comum vermos pessoas fugindo dos consultórios odontológicos, evitando quaisquer tratamentos independentemente do motivo. Com a má oclusão dentária não poderia ser diferente. 

Escolher evitar o tratamento, porém, pode provocar consequências significativas que afetam tanto o corpo quanto a qualidade de vida e harmonia estética. 

Entre as principais consequências de não tratar a má oclusão dentária, podemos destacar as duas mais comuns: bruxismo e dor de cabeça. 

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo movimento involuntário da mandíbula, causando o aperto, arrastamento e choque entre os dentes das arcadas inferior e superior. É um transtorno que causa o desgaste tanto no esmalte do dente quanto na raiz, além de desencadear problemas mais sérios na gengiva.

Vale reforçar que o bruxismo, inclusive, pode estar associado às dores de cabeça e nos músculos da face, e também podem ser um dos grandes responsáveis pelas alterações na rotina e janela do sono.

Dor de cabeça

Apesar de ser um transtorno comum na rotina humana, a dor de cabeça pode ser uma consequência da má oclusão dentária, uma vez que o estresse nos músculos da mastigação, a disfunção da articulação temporomandibular e outros hábitos parafuncionais são conhecidos por causarem uma tensão na face que resulta, por fim, em dores de cabeça.

Veja mais sobre como a  má oclusão dentária pode ser a causa da sua dor de cabeça aqui. 

 

Tratamento para Má oclusão 

Para os casos de má oclusão dentária, o dentista responsável é quem trata do melhor procedimento segundo seu diagnóstico. Porém, entre os principais tipos de tratamento, podemos elencar: 

  1. Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos fixos ou removíveis são o tratamento mais comum para tratar a má oclusão dentária, e consistem em fios ou alinhadores customizados para aplicar força nos dentes, movendo-os gradualmente para a posição correta.

  1. Implantes dentários

Alguns casos de má oclusão dentária podem ser ocasionados pela falta de dente, de forma que os implantes servem para auxiliar na restauração da arcada dentária, proporcionando o equilíbrio dental e uma oclusão funcional.  

  1. Extrações dentárias

Assim como a falta de dente pode causar a má oclusão dentária, o excesso de dentes também é uma das causas. Em casos assim, pode ser necessário a extração para criar espaço para a movimentação dos dentes em busca da oclusão adequada.

  1. Cirurgia Ortognática

Esse tipo de tratamento é utilizado nos casos mais extremos de má oclusão dentária, quando o desalinhamento é significativo e envolve problemas esqueléticos subjacentes, por exemplo. A cirurgia ortognática é o caso ideal para melhorar a relação entre os maxilares, promovendo a oclusão correta. 

 

O que é a Oclusão funcional?

A oclusão funcional é justamente o resultado do tratamento da má oclusão dentária; ou seja, é quando você sai da clínica com a mordida correta e a arcada dentária totalmente reposicionada.

Dessa forma, é possível restaurar sua qualidade de vida e funcionalidade da mandíbula, sem falar na estética do rosto. Por isso, vale destacar esse tratamento como um investimento a longo prazo. 

Já pensou que felicidade é voltar a sorrir sem medo, dores ou vergonha? A Estética Vitae te ajuda! 

​​Benefícios da Oclusão Funcional

Os benefícios da oclusão funcional vão muito além da estética, promovendo a completa renovação do posicionamento da cavidade bucal, devolvendo a utilidade para sua mandíbula, maxilar e todas as funções que envolvem a mastigação.

Sem contar que a oclusão funcional pode curar a aparição de dores de cabeça, uma vez que esse transtorno pode estar comumente associado aos músculos da mordida tensionados por tempo prolongado, gerando o desgaste. 

Outro benefício quando falamos em oclusão funcional é o auxílio no combate ao bruxismo, afinal, é a mordida mal posicionada uma das principais causas do deslize e impacto das arcadas dentárias, caracterizando o bruxismo.  

E não poderíamos deixar de citar a parte estética de uma oclusão funcional, uma vez que dentes desalinhados, queixos retraídos ou protusos são facilmente solucionados através dos tipos de tratamento para a má oclusão dentária. 

Dessa forma, você alcança melhorias que vão desde o mental e físico até o emocional. Já que um sorriso alinhado serve para impulsionar sua autoestima.

 

Tratamento para má oclusão dentária é com a Estética Vitae 

O tratamento visando a oclusão funcional é um dos cargos-chefe da nossa clínica, conhecida em Goiânia por disponibilizar um espaço ideal para o conforto dos pacientes desde o primeiro atendimento.

Nosso time de especialistas faz a diferença na hora de restaurar a mordida de cada paciente, sem contar nos procedimentos feitos com o melhor da tecnologia do mercado da estética odontológica. 

Você está esperando o quê?

Entre em contato com a Estética Vitae e marque sua consulta para começar o tratamento de Oclusão Funcional.

Sua mordida merece estabilidade e conforto de novo!

Experimente a sensação de um sorriso perfeito agora mesmo!