A tecnologia tem revolucionado vários tratamentos de saúde e na odontologia não foi diferente. Técnicas e materiais que antes eram usados para restaurar e mudar a estética dos dentes, foram modificados e aperfeiçoados ao longo dos anos.
Uma dessas mudanças foi na restauração dentária. Agora ela é feita com materiais mais resistentes e que permitem ao dentista deixar o dente restaurado mais natural. Isso ajuda na estética e na segurança do paciente ao sorrir.
Sabemos que a estética bucal pode ser um grande vilão na autoestima das pessoas. Se você não está confortável com a aparência dos seus dentes, toda a sua vida pode ser impactada.
Ter uma boca saudável é sinônimo de qualidade de vida e bem estar, por isso, muitos profissionais da odontologia tem procurado meios de aprimorar suas técnicas e proporcionar resultados naturais, mesmo quando o assunto é restauração.
Apesar de serem significativas, essas técnicas ainda deixam dúvidas nos pacientes que passam por elas. Por isso, criamos um artigo explicando mais sobre a resina composta e como ela ajuda na harmonia do seu sorriso.
O que é a resina composta?
Usada na restauração dental, a resina composta é formada por três componentes que resultam em uma coloração igual aos dentes. São eles:
-
matriz orgânica
-
carga inorgânica
-
agente de união
Esses materiais são feitos de polímeros, possuindo matriz orgânica de vidros, cristais ou partículas de carga. Esses componentes se unem através de silanos orgânicos. Vamos entender um pouco esse processo abaixo:
1. Matriz orgânica
A matriz surge da união de monômeros dimetacrilatos. Essa união gera resistência, estabilidade e rigidez necessária para a durabilidade da resina.
2. Carga inorgânica
A carga inorgânica é composta por quartzo, vidro e ou sílica. A sua função é melhorar a resistência da resina a compressão.
3. Agente de união
Como o nome já diz, ele é responsável por unir a matriz orgânica e a carga inorgânica. Geralmente utilizamos o silano para provocar essa união química.
O uso da resina composta se tornou comum entre os profissionais para fazer restauração dental. Como seu material apresenta resistência e características que deixam o sorriso mais natural, ele gera um ótimo resultado final.
As restaurações feitas com esse material podem ser tanto nos dentes anteriores, como nos posteriores.
Vantagens ao usar a resina composta
Quando um paciente chega até o consultório com um dente quebrado ou precisando de um canal, a sua principal preocupação é a estética, que o resultado final fique tão parecido com o natural possível.
Por ser um material resistente e de cor similar ao dente natural, a resina composta se torna uma opção para esses casos. Além disso, os materiais usados antigamente deixam os dentes amarelados, o que tirava a harmonia estética da boca.
Além da sua composição, a resina composta possui algumas propriedades estéticas e funcionais. Por isso, esse material é bastante recomendado para quase todas as restaurações dentais.
Propriedades físicas:
-
radiopacidade
-
estabilidade de cor
-
sorção de água
-
solubilidade em meio aquoso
-
estabilidade de cor
Propriedades mecânicas:
-
resistência ao desgaste
-
resistência à flexão
-
resistência à compressão
-
módulo de elasticidade
As resinas compostas também passam por uma avaliação de dureza. Esse teste é importante para mostrar como a resina vai se comportar e se vai cumprir o esperado. O teste mais comum é o “microdureza Knoop”. Quanto mais elevado o conteúdo volumétrico de carga, maior a resistência de penetração e consequentemente a sua microdureza.
Outra parte importante do processo é o acabamento. Quando feitos inadequadamente podem apresentar rugosidades que levam ao rápido desgaste da restauração.
Algumas vantagens ao utilizar a resina composta são:
1. Valor
Ela tem um custo menor do que as próteses e implantes dental de porcelana. Por isso, é uma opção para quem quer um bom resultado e não tem como investir em lentes de contato dental.
2. Cor similar aos dentes
O uso da resina composta deixa a restauração com a cor similar aos dentes, isso torna todo o processo o mais natural possível e o paciente pode voltar a sorrir sem medo.
3. Resistência
O material usado na resina composta é bem resistente como o dente. Por isso, ela é indicada em alguns tratamentos como reconstrução de dentes que sofreram traumas, bruxismo e canal.
4. Fácil de aplicar
A aplicação da resina é fácil e rápida, o paciente não precisa se preocupar quanto a dor, todo o processo é indolor.
O custo benefício da resina composta é excelente. A estética dos dentes é restaurada em poucos minutos.
Tratamentos feitos com resina composta
Como falamos anteriormente, a resina composta é amplamente utilizada pelos dentistas nos consultórios e suas vantagens e benefícios estéticos têm contribuído para isso. Por ser um material que é bem aceito pelo organismo, a restauração fica imperceptível e gera resultados incríveis.
Os tratamentos onde mais se utiliza esse material são:
-
restauração direta e indireta;
-
reparo de restaurações feitas com outros materiais;
-
selamento de fóssulas e fissuras;
-
reconstrução dentais.
A restauração de resina também ajuda a prevenir danos. Por ser composta de um material resistente, ela previne o surgimento de cáries e infiltrações no dente. Mas claro, a higienização bucal precisa estar em dia para desfrutar desses benefícios.
Cuidados após a aplicação da resina composta
Alguns cuidados precisam ser tomados após a aplicação da resina composta. Se negligenciados, a durabilidade e aparência natural podem desaparecer e perder toda a estética. Os cuidados são:
-
usar escovas macias;
-
manter a higienização bucal;
-
não fumar;
-
evitar o consumo de alimentos como vinho e café;
-
tratar o bruxismo antes do procedimento.
A aplicação da resina composta deve ser feita apenas por dentistas habilitados e que tenham experiência com o material utilizado na resina.
Quanto custa uma restauração dentária?
Os valores podem variar de acordo com o tipo de restauração e o material que será utilizado. É necessário uma consulta com o dentista especializado para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.
Em casos em que o dente foi danificado por causa de cáries, antes de realizar a restauração elas precisam ser eliminadas. Além disso, a avaliação é fundamental para fazer a limpeza dental e evitar que tártaros se acumulem e danifiquem a resina, deixando-a amarelada e perdendo o tom natural do dente.
Desconfie de procedimentos com valores bem abaixo dos praticados pelo mercado. Eles podem gerar riscos e o material pode ser de qualidade inferior, não alcançando o resultado esperado.
Onde fazer restauração com resina composta em Goiânia?
Como citamos, a importância de realizar a restauração do jeito correto é fundamental para o bom resultado e durabilidade do processo. Por isso, a escolha de um bom profissional é pré-requisito antes de realizar qualquer tratamento.
Os pacientes que procuram por esses serviços já estão fragilizados com a perda parcial do dente que afeta a autoestima e a estética do sorriso. Se o tratamento não for bem feito e não sair como esperado, esse quadro pode agravar.
Além disso, a escolha por um especialista na área de restauração e estética odontológica garante um bom resultado. Por ser um profissional habituado com esse tipo de trabalho, poderá tirar todas as dúvidas sobre o tratamento.
A Vitae Estética está no mercado há mais de 40 anos. Temos uma estrutura moderna e que atende todas as necessidades dos nossos pacientes. Nossos profissionais são especialistas em diversas áreas da odontologia, inclusive em dentística restauradora.